segunda-feira, 28 de setembro de 2009

É preciso ter raça

Meu amigo Rafael Cesar anda movimentando seu blog com uma boa discussão sobre preconceito, racismo, etc. Tudo pela percepção (que de tão óbvia frequentemente nos escapa) de que a imensa maioria dos autores de literatura da África lusófona que chegam até nossa terra brasilis são... brancos. 
O visual europeu na face que a literatura africana expõe ao mundo pode até pegar os desavisados de surpresa mas, pensando bem, olhando o principal produto cultural de exportação brasileiro - as novelas da Globo - fica fácil perceber que a cara do Brasil lá fora é muito pouco miscigenada. A menos é claro que falemos em futebol. 
Basta ver a grande sensação causada pela presença de uma atriz negra ocupando o posto de protagonista da novela do horário nobre. Com cabelos crespos e tudo, a PRIMEIRA negra a protagonizar as noites da maior produtora de novelas do mundo, põe no centro da cena (pela PRIMEIRA vez) a beleza sem olhos azuis e madeixas loiras que normalmente só pode ocupar a cozinha das mansões dos personagens brancos ou as senzalas das novelas de época.
Se olharmos para as telonas de Hollywood a situação não é muito diferente. Basta ver as exceções que confirmam a regra na terra do Presidente Negro: a belíssima Halle Berry, o action man Denzel Washington, o onipresente Will Smith. Que outros atores negros têm o seu nome em primeiro lugar na apresentação do elenco? Qual outro recebe cachê em pé de igualdade com os atores brancos? A cultura negra norte-americana de hoje está restrita ao hip-hop dançante de meninos que batem e meninas que apanham? Se a resposta a isso é, como suponho e acredito, negativa, então porque a exportação em massa dessa idéia?
Em tempo, dentro das atividades do Festival do Rio, hoje tem sessão especial no Odeon de Em Quadro - A História de Quatro Negros nas Telas, filme de Luiz Antonio Pilar que teve sua estréia no festival de Gramado e que conta um pouco da vida e da trajetória profissional de Ruth de Souza, Léa Garcia, Zezé Motta e Milton Gonçalves. 

Um comentário: