quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Quando as artes se misturam

Se a música contasse uma história, qual seria? Como seria? 
Responder a essas perguntas é a proposta da Mojo Books. A idéia é a seguinte: você escolhe uma música, ou um disco inteiro, e conta uma história a partir dele. Não vale usar qualquer referência à letra da canção ou à biografia do cantor: a proposta é criar uma narrativa original, inspirada pelo que você sente ou pensa ou imagina quando ouve a obra escolhida. Pode ser de qualquer estilo (tanto o "álbum-musa" quanto o seu produto literário), qualquer tema, e você ainda pode "remixar" o conto de outro autor.
Se nem todos os textos representam adequadamente sua fonte musical em termos de qualidade ou popularidade, pouco importa. O que vale é o potencial criativo da idéia que, promovendo inusitados encontros entre música e literatura, acaba por provocar a audição de velhos álbuns com a (re)leitura em novos textos, convocando músicos, autores, ouvintes e leitores a um divertido jogo intertextual e sinestésico de transformação de álbuns em livros, criando música para ler e texto para o ouvido. 
Conheça mais sobre o trabalho em http://www.mojobooks.com.br/blog/.
Abaixo, uma provocação à parte: mudando o disco mas nem tanto, a minha própria variação sobre o mesmo tema numa brincadeira pessoal entre música e fotografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário